Atendimento (84) 2030-0091 (84) 2030-0091 (WhatsApp) Seg à Sex - 09h às 17h Horário de Brasília
SONDA LAMBDA COM CONECTOR  NGK OZA723-EE9 VW
  • SONDA LAMBDA COM CONECTOR  NGK OZA723-EE9 VW

SONDA LAMBDA COM CONECTOR NGK OZA723-EE9 VW

Sku: 28717-1

NCM: 9027.10.00

Categoria: Sensor de Oxigênio (Sonda Lambda)AutopeçasMotorAtuadores & Sensores do Motor

Marca: NGK

Código de Barras: 0087295949344

Quantidade Disponivel: 0 Un

Produto Indisponível
Unidade: Un
Un

Por R$ 303,01

à vista R$ 287,86 economize 5% no Pix ou Depósito Bancário

Frete e Prazo

Simule o frete e o prazo de entrega estimados para sua região:

Informações do Produto

O que é sonda Lambda?

Quem esclarece o que é sonda lambda é Erwin Franieck, mentor de tecnologia e engenheiro mecânico da SAE Brasil. O especialista lembra que esse componente, mais conhecido por uma letra grega, também é chamado de sensor de oxigênio, nome que já revela a sua função: aferir a quantidade de oxigênio presente entre os gases do escapamento.

“No Brasil, o tipo mais comum de sonda Lambda compara a quantidade de oxigênio no escapamento em relação ao oxigênio do ambiente”, afirma Franieck. Ele destaca que existem modelos mais sofisticados, que utilizam maior número de parâmetros. Porém, a ideia sempre é detectar qual quantidade desse gás é expelida após a queima do combustível no motor.

sonda lambda instalada no escapamento de um carro
Sonda Lambda é instalada no sistema de escapamento, logo antes do catalisador (foto Shutterstock)

O especialista esclarece ainda que o sensor é confeccionado em material cerâmico e afixado em eletrodos de platina. Geralmente, o componente é instalado após o coletor de escape, logo antes do catalisador. E, como está localizado no sistema de escapamento, trabalha em altas temperaturas, entre 300 ºC e 900 ºC.

Para que serve a sonda Lambda?

Os dados decorrentes das análises feitas pela sonda Lambda são determinantes para o funcionamento do veículo. Com base no sinal elétrico emitido por ela, a central da injeção eletrônica pode deixar a mistura ar combustível mais rica ou pobre. Essa medida adéqua o motor às fases fria e quente, por exemplo.

“Assim, a queima de combustível gera sempre a menor quantidade possível de poluentes”, sintetiza Franieck. Além disso, “nas condições ideais o catalisador atinge desempenho máximo”, complementa.

Em carros flex, a sonda Lambda tem ainda outro papel, de fundamental importância: identificar qual combustível está sendo utilizado. É justamente com base no oxigênio presente no escapamento que o componente reconhece se o motor está consumindo gasolina, etanol ou a mistura de ambos.

Mais uma vez, graças a essa detecção, o módulo da injeção ajustará o sistema para a queima mais apropriada. Nesse processo, a eletrônica também altera o ponto de ignição.

 

Avaliação dos Clientes
  • Nenhum comentário foi postado para esse produto, seja o primeiro!