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ÓLEO MOTUL 6100 SAVE CLEAN+ 5W30 1L
  • ÓLEO MOTUL 6100 SAVE CLEAN+ 5W30 1L

ÓLEO MOTUL 6100 SAVE CLEAN+ 5W30 1L

Sku: 32450

NCM: 2710.19.32

Categoria: Óleo Lubrificante de MotorÓleos & Fluidos

Marca: Motul

Código de Barras: 3374650272122

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6100 SAVE-clean+  5W-30

Gasolina, Diesel, Etanol e flex para motores Euro 4, 5 e 6

Technosynthese®

 

 

 

USO

 

Lubrificante Technosynthese®, com caraterísticas de Economia de Combustível e Alta Performance. Recomendado para FORD e JLR (JAGUAR e LAND ROVER).

Especialmente desenvolvido para motores modernos a Gasolina, Diesel, Etanol e/ou Flex, de aspiração natural ou sobrealimentados ou que utilizem injeção direta ou indireta, que requeiram o uso da norma C1, baixo atrito, baixa viscosidade HTHS (< 3.5 mPa.s) e "Low SAPS" com conteúdo reduzido de cinzas sulfatadas (? 0.5%), fósforo (? 0.05%) e enxofre (? 0.2%).

Recomendado para todos os motores gasolina, diesel, etanol e/ou flex que requeiram um lubrificante “economia de combustível”: norma ACEA C1

Compatível com conversores catalíticos (CAT) e filtros de partículas diesel (DPF).

Este tipo de óleo pode ser inadequado para alguns tipos de motores. Sempre consulte o manual do proprietário.

DESEMPENHO

 

NORMAS                          ACEA C1

 

DESEMPENHOS             FORD WSS M2C 934-B

JAGUAR STJLR.03.5005

 

RECOMENDAÇÕES        MAZDA para veículos equipados com filtros de partículas diesel (DPF) exceção ao motor SKYACTIV-D 2.2L de 2012.

 

Motores que requerem níveis de emissões EURO 4, EURO 5 e EURO 6 são equipados com sistemas sensíveis de pós tratamento de gases. Enxofre e o Fósforo inibem a operação dos conversores catalíticos levando a um tratamento ineficiente dos gases; Da mesma maneira, as cinzas sulfatadas entopem o DPF gerando a necessidade de um ciclo mais curto de regeneração, envelhecimento mais rápido do óleo levando a uma troca prematura, aumento no consumo de combustível e perda de potência do motor.

 

JLR - Jaguar e Land Rover introduziram suas próprias normas de óleo lubrificante com a nomenclatura STJLR e a norma FORD WSS-M2C 934-B foi transformada na especificação STJLR.03.5005 para Jaguar e Land Rover.

 

A norma STJLR.03.5005 exige uma alta resistência do filme de óleo, antioxidação, antidesgaste e propriedades detergente/dispersante do lubrificante, assim como uma significante performance de economia de combustível: no mínimo de 3.0% quando comparada com 15W-40 de referência.

 

A norma STJLR.03.5005 se aplica a todos os modelos de última geração da JAGUAR e LAND ROVER com motores 2.2L TD4, 3.0L V6 Diesel equipados com DPF produzidos a partir de 2012 e quando a especificação FORD WSS-M2C 934-B é requerida desde 2006.

 

A recomendação MAZDA requer que se use um óleo lubrificante aprovado pela ACEA C1 para garantir o benefício da economia de combustível e perfeita durabilidade para os motores mais recentes que utilizam Diesel equipados com DPF desde 2005. Para os motores SKYACTIV-D 2.2L de 2012, a especificação é a ACEA C3 com viscosidades 0W-30 ou 5W-30 é requerida, o produto MOTUL 8100 X- clean FE 5W-30 é o recomendado.

 

A norma ACEA C1 para lubrificantes é amigo do meio ambiente e reduz o consumo de combustível, minimizando a emissão dos gases do efeito estufa (CO2) e também atende aos longos intervalos de troca quando o veículo for equipado com o sistema de monitoramento de óleo no computador de bordo.

 

RECOMENDAÇÕES

 

Intervalo de troca: de acordo com as recomendações do fabricante e com ajuste de acordo com seu uso.

Não misturar com lubrificantes que não compatíveis com ACEA C1.

Antes do uso, consulte o manual do veículo.

 

PROPRIEDADES

 

 

Grau de viscosidade

SAE J 300

5W-30

Densidade a 20°C (68°F)

ASTM D1298

0.850

Viscosidade a 40°C (104°F)

ASTM D445

57.4 mm²/s

Viscosidade a 100°C (212°F)

ASTM D445

10.8 mm²/s

Viscosidade HTHS a 150°C (302°F)

ASTM D4741

3.3 mPa.s

Índice de viscosidade

ASTM D2270

165

Ponto de fluidez

ASTM D97

-37°C / -37°F

Ponto de fulgor

ASTM D92

229°C / 444°F

Cinzas sulfatadas

ASTM D874

0.44% peso

TBN

ASTM D2896

4.9 mg KOH/g

 

 

 

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